BIOGRAFIA DO(A) ARTISTA
NOME: BINTANG (BINNY)
ESPÉCIE: ANTA ASIÁTICA ou ANTA MALAIA
SEXO: MACHO
DATA DE NASCIMENTO E IDADE: 17 DE ABRIL DE 2000 (24 ANOS)
ONDE VIVE: ZOOLÓGICO WOODLAND PARK, WASHINGTON STATE, ESTADOS UNIDOS
HISTÓRIA DO INDIVÍDUO: Bintang nasceu no Zoológico Woodland Park, filho de Rayai e Kelang. Quando ele tinha dois anos de idade, ele foi transferido para o Zoológico Ellen Trout no Texas. Quando ele tinha seis anos de idade, foi mais uma vez transferido, desta vez para o Zoológico de Sedgwick no Kansas. Em 2014, Bintang foi identificado como um bom par reprodutivo para Ulan, a fêmea que vivia em Woodland Park, e ele então se mudou de volta para Seattle! Alguns dos cuidadores do zoológico que haviam conhecido Bintang ainda bebê e que ainda trabalhavam no local vieram visitá-lo logo que ele chegou! Muitos dizem que ele tem a personalidade tranquila de sua mãe e o charme de seu pai! Bintang compartilha seu recinto com Ulan, seu par reprodutivo.
PERSONALIDADE: Binny é uma anta muito doce e querida. É bastante curioso, mas costuma ser tímido com pessoas que ele não conhece. De forma geral, ele é bastante tolerante e fácil de manejar. Ele adora as folhas e talos de plantas frescas de muitos tipos diferentes, mas ele ama mesmo as folhas de salgueiro! Quando ele retornou para o Zoológico de Woodland Park, ele tinha um histórico de problemas com uma de suas patas, então seus cuidadores criaram um protocolo de checar as almofadas de suas patas regularmente, fazendo-o deitar coçando seu pescoço, queixo e barriga! Sempre que necessário, tratamentos são aplicados. Sempre que ele está deitado e relaxado, é possível tirar fotos das almofadas de suas patas, manipular diferentes partes de seu corpo e até mesmo coletar sangue para exames laboratoriais. Ele pode permanecer relaxado por longos períodos, desde que um dos cuidadores fique coçando seu corpo. Essas interações entre os cuidadores e as antas são muito positivas pois constroem uma relação de confiança.
COMO FORAM AS SESSÕES DE PINTURA? Para as sessões de pintura de Binny, uma das tratadoras pingou gotas de diversas cores de tintas comestíveis nas telas, bem como pequenos pedacinhos de frutas e vegetais. A tela era então colocada no chão de uma área interna de manejo. A porta dessa área era então aberta de forma que Bintang pudesse entrar. Ele "pintava" com sua probóscide enquanto comia os pedacinhos de frutas em cima da tela. O estilo de pintura dele parece incluir amassar a tinta na tela enquanto come, certificando-se de não deixar sobrar nem um pedacinho de comida!
OUTRAS HISTÓRIAS E INFORMAÇÕES DIVERTIDAS: Bintang gosta tanto das sessões de coçadas e interações com seus tratadores que muitas vezes é difícil acordá-lo quando a sessão está finalizada! Quando os tratadores param de coçar, eles sussurram para ele "É hora de acordar, Binny", mas ele frequentemente ainda fica lá deitado mais alguns minutos, com os olhos fechados, como se ele não tivesse percebido que pararam de coçá-lo! Quando ele finalmente abre os olhos e se levanta, parece não saber onde está, talvez ainda perdido em seus sonhos?
Para maiores informações sobre as quatro espécies de ANTA no mundo, visite o website do
Grupo Especialista de Antas da União Internacional para a Conservação da Natureza
(IUCN SSC Tapir Specialist Group)