BIOGRAFIA DO(A) ARTISTA
NOME: TEEK
ESPÉCIE: SAGUI-LEÃOZINHO
SEXO: FÊMEA
DATA DE NASCIMENTO E IDADE: 1 JANEIRO, 2014 (10 ANOS)
ONDE VIVE: ZOOLÓGICO DE HOUSTON, TEXAS, ESTADOS UNIDOS
HISTÓRIA DO INDIVÍDUO
Teek e sua gêmea, Moose, nasceram e foram criadas por seus pais e irmãos mais velhos no Zoológico de Houston, no Texas. Por um tempo pensava-se que as irmãs eram, na verdade, meninos, pois é difícil diferenciar o sexo quando a espécie é tão nova. Hoje em dia, Teek mora com sua irmã mais velha, Calli, no Zoo de Houston e passa seus dias com dois Micos-leão-dourado, uma preguiça e um Pombo-coroado.
PERSONALIDADE
Teek é bem mais tímida do que sua irmã mais velha, Calli, e leva um tempo para se acostumar com os cuidadores do Zoo. Mesmo com seus momentos de timidez, Teek pode ser bem curiosa e costuma correr até os cuidadores para ver se eles têm comida ou algo interessante. Ela ama brincar de pega-pega com sua irmã e seu item de enriquecimento ambiental favorito são os canos de PVC, pelos quais ela corre e se pendura nas redes. Teek adora seus insetos mas às vezes tem que brincar longe de sua irmã. Quando Teek está nervosa, ela fica encarando fixamente com sua boca aberta. Teek possui um grande amigo chamado Zuno, um mico-leão-dourado que vive no mesmo recinto, e ambos dividem o amor pela arte.
COMO FORAM AS SESSÕES DE PINTURA?
Teek está sempre disposta a pintar. As sessões de pintura ocorrem na nossa Floresta Tropical Interna, geralmente com a audiência dos visitantes do Zoo. Ela usa um pequeno pincel com o cabo cortado para que seja possível manuseá-lo melhor. Seu cuidador entrega o pincel já com a tinta e ela segura com sua mão direita e faz as pinceladas sobre a tela. O tratador emite um som agudo de assobio no momento em que ela pinta na tela, para comunicar que foi muito bom, e então lhe dá um pequeno pedaço de comida. Às vezes, ela se senta na tela enquanto pinta.
OUTRAS HISTÓRIAS E INFORMAÇÕES DIVERTIDAS
As famílias de Sagui-leãozinho podem viver em grupo de 2 a 9 indivíduos. Mesmo no meio de seus parentes é possível diferenciar os indivíduos. Por exemplo, é possível diferenciar Teek de sua irmã por suas orelhas que se destacam - característica que ela herdou de seu avô.